Por Arlindo Grund
A semana de moda de Milão volta cheia de significados nesta temporada primavera 2022. A primeira de todas, com a maioria das marcas apresentando de forma presencial suas coleções, já que a pandemia de Covid-19 está controlada na Europa.
Depois de NY e Londres, Milão é considerada uma semana de moda mais sofisticada com influências tradicionais e, obvio, com pontos avant-garde. A coleção da Fendi, assinada por Kim Jones com colaboração de Silvia Venturini Fendi e Delfina Delettrez Fendi, mostra que cada marca trará sua visão deste momento de acordo com seus conceitos, valores e propósitos. Ainda que muitas vezes de forma mais discreta e em outras vezes de forma mais articulada, teatral. Em se tratando da casa italiana, suas criações seguem o caminho proposto desde sempre: deixar a mulher elegante e sensual.
A apresentação começa com os brancos, depois seguimos para aquele momento de inserir as cores, incluindo, aí, estampas. Também podemos ver o conforto voltando como tema principal, além de – obvio – essa necessidade de voltar à convivência social. Através das roupas isso está aparecendo de forma bem festiva, colorida e texturizada. A moda como reflexo do comportamento de uma sociedade mostra exatamente essa ansiedade e busca por uma liberdade total, inclusive nas criações e composições de produções. Nas temporadas 2024/2025, veremos essa liberdade aflorar de maneira hedonista e sexualizada. Anote!
Imagens: Reprodução / Filippo Fior/Gorunway.com.