Por Arlindo Grund
O maquiador Marcos Costa, que desde 1993 mostra seu trabalho para o Brasil e para o mundo lança seu segundo livro – Maquiagem. Nessa publicação, além de belas fotos autoriais onde Marcos brinca com cores e texturas, ele mostra seu talento e diz que a maquiagem está além do lápis e batom. Sua percepção é de um artista que parece que nasceu com os instrumentos no lugar dos dedos. Isso mesmo, um ser tipo Edward, Mãos de Tesouras.
Ontem ele recebeu a imprensa para divulgar seu livro e eu estive lá para bater um papo com Marcos Costa. Leia alguns momentos.
Arlindo Grund – Já vou começar perguntando sobre as cabeças tão criativas que você faz para desfiles na São Paulo Fashion Week. Será que você pode já revelar alguma coisa?
Marcos Costa – Eu solicitei um material de sua terra para usar no Ronaldo Fraga, mas depois que você parar de gravar eu conto mais. Risos. Para Fernando Yamamoto, aguardem um coque super puxado – um coque triângulo com uma beleza incrível que acho que vai ser bem copiada.
AG – Voltando para o livro…
MC – O livro diz o que é beleza para mim. Uma releitura de imagens e personagens, além de tendências que hoje vejo no meu livro que foi feito há alguns anos e hoje é moda. 99% das fotos foram feitas para o livro, mas usei algumas imagens da Fernanda Yamamoto, das cabeças Medusas do Ronaldo Fraga. Depois a série dos pretos… Um detalhe importante é que no livro todo você encontrará mulheres do Brasil todo, de 15 a 80 anos. Depois as cores começam a abrir. Explorei muita cor. E destaco a índia criada por Paulo Martinez, stylist.
AG – O livro é didático também…
MC – A segunda parte eu me jogo nas aulas de maquiagem com cores e texturas especiais. E maquiagem para várias idades. A ideia é ir além do lápis e do batom, aqui eu não abro mão das aulas. Passo muito tempo dando cursos de maquiagem e uma coisa que percebo nos meus cursos Brasil afora é que tem mulher que não sabe o que é uma base, primer. No livro eu decupei todos esses produtos pensando na marinheira de primeira viagem. E nessa parte você terá desde uma participante da seleção brasileira de judô até meninas de 75 anos com um eterno olho preto.
Quer saber mais sobre o livro de Marcos Costa, atente-se: dia 22 de outubro, lançamento na livraria da Vila em São Paulo e já com pré-venda. Nas livrarias de todo país a partir de novembro. Mas atente-se porque ainda essa semana vamos lançar mais um Concurso Cultural com Marcos Costa.
Agora fique com algumas imagens do evento.
Fotos: Debora Freitas.