Rihanna ganhou a batalha legal contra a Topshop. A cantora de 25 anos levantou um processo de R$ 11 milhões contra a Arcadia, empresa matriz da marca popular, pelo uso de uma imagem “desfavorável” dela em camisetas sem o seu consentimento. A imagem foi tirada de seu vídeo clipe de ‘We Found Love’, gravado em 2011, e a mostra com o cabelo amarrado em uma bandana.
Em uma audiência na manhã de ontem (31) na Alta Corte de Londres, foi determinado que a empresa de moda varejista enganou os fãs e pode ter manchado a reputação da cantora.
Em uma rápida declaração, o juiz Justice Bliss disse: “Não existe algum tipo de direito legal para uma pessoa famosa controlar a reprodução de sua imagem. O mero ato de um comerciante vender uma camiseta com a imagem de uma pessoa famosa não é um ato de difamação. No entanto, acho que a venda desta camiseta da Topshop foi um ato de difamação.”
Ele acrescentou que um “número substancial” de fãs podem ter sido enganados ao comprá-la, pensando que teria sido aprovada pela estrela pop, que foi prejudicada pela sua “boa vontade” e perdeu o controle da sua reputação no mundo da moda.
Os advogados da Tophsop já haviam rebatido as alegações, dizendo que a estrela estava fazendo uma tentativa injustificável de estabelecer um “direito de imagem” sobre o uso de sua figura no Reino Unido.
Rihanna anteriormente ficou ofendida com a “imagem de baixa qualidade” e também criticou a qualidade das peças, chamando-as de “pobre”.
Imagens: Reprodução.