Por Letícia Santana
Nesta semana (19 a 24/06) acontece, em Paris, a temporada de moda masculina que já percorreu o solo britânico e italiano, e agora abre espaço para o parisiense. As marcas mostraram e seguem mostrando seus mais novos lançamentos e defendendo o que a capital tem de melhor: a criatividade e o frescor jovem em Londres, a manufatura e a tradição em Milão e, finalmente, o glamour e a responsabilidade de levar a moda adiante em Paris. Em um momento no qual a moda masculina havia sido dominada pelo streetwear, esta temporada tem muito o que ser analisado. Confira os highlights:
Enquanto o streetwear oversized bomba em vendas, Miuccia Prada segue optando pelo caminho contrário. A principal aposta da marca italiana foi o short curto, uma “mini-saia para homens” como a própria estilista denominou. Para compor a estética, blazers, blusas de gola alta e estampas dos anos 60 o acompanhou. “Juntei muitas peças diferentes: sérias, divertidas, de todos os tipos… Mas o objetivo era construir uma elegância jovem e contemporânea. São peças simples e eu queria que fizessem sentido”, contou Miuccia. Absolutamente todos os modelos atravessaram a passarela com uma bolsa pendurada no ombro direito e o toque de estranheza, que sempre faz parte do desfile da Prada, ficou por conta do chapéu usado por alguns.
Mais um adepto do caminho oposto ao streetwear foi Raf Simons. Em entrevista, o estilista comentou: “Precisamos de algo novo. Eu sei que eu era parte disso, mas já tem muito moletom com estampa. Precisamos de uma mudança!”. Na coleção, Raf usou toda sua expertise adquirida nos quatro anos como diretor criativo da Dior para trabalhar com materiais como o cetim. Os casacos oversized de corte impecável, a cartela de cores com tonalidades que lembram as de jóias preciosas e as peças com fotografias da cultura punk chamaram atenção. Entre os truques de styling, um jogo inteligente de sobreposições e camisas presas no pescoço.
Enquanto todo esse movimento acontece, a Off White, marca fenômeno de streetwear, segue fazendo a moda que ganhou os millennials. Em uma coleção inspirada no grafiteiro nova-iorquino Dondi White, Virgil Abloh colocou peças desenhadas à mão na passarela. Os moletons ganharam estampas da animação “Os Simpsons” e as peças jeans foram feitas em colaboração com Ev Bravado, a quem o estilista chamou de “a versão jovem de mim”. Sobre as referências que compõem as peças, Abloh afirmou: “Eu estou tentando fazer você olhar duas vezes”.
Diante de uma estética saturada, ter marcas que ainda buscam algo fresco e novo é um enorme alívio.
Mais em Borboleta Vintage.
Instagram: @borboletavintage
Fotos: Reprodução.