Por Letícia Santana
O menswear deu start ao Inverno 2019 e nesta semana (11/01 à 14/01) foi a vez das marcas italianas apresentarem suas coleções masculinas. Em um momento no qual os homens nunca estiveram tão interessados em moda, o investimento feito pelas grifes se torna cada vez alto e, com isso, os desfiles são ainda mais interessantes. Confira os highlights:

Highlights da Milan Fashion Week – Menswear
No sábado (12), a Versace desfilou o seu Fall 2019 e simbolizou a primeira coleção sob o comando do grupo Michael Kors. Donatella, que segue com o controle criativo, apresentou um novo jeito de representar a figura masculina ao apostar em cores, shapes e estampas entendidas socialmente como femininas. Na passarela, o clássico maximalismo da marca italiana aparece de forma intensificada, vibrante e com a forte presença do pink e do animal print. Para a Versace, esse desfile representou um novo posicionamento, visto que as últimas coleções masculinas da grife mantinham sempre o mesmo homem padrão, e também pode ser considerado uma homenagem à subversão que Gianni promoveu enquanto vivo.

Highlights da Milan Fashion Week – Menswear
A Prada, que apresentou a sua coleção no domingo (13), tinha como objetivo fazer um desfile romântico. Em entrevista à Vogue, Miuccia contou que vem se interessando em entender a humanidade em diferentes aspectos e, para essa apresentação, queria levantar uma discussão sobre a franqueza e delicadeza masculina. Além disso, a designer se inspirou também em Frankenstein e filmes de terror B, construindo, assim, uma dicotomia sobre o horror e o belo, a força e a vulnerabilidade, o ódio e o amor. Na passarela, os elementos militares e o utilitarismo se mixaram com um truque de styling esperto: o uso de vários cintos de uma só vez para trazer uma sensação de aprisionar o perigo ou de segurar uma paixão, colaborando na construção da narrativa apresentada. Uma coleção necessária, com ideias urgentes e que, de quebra, tem peças comerciais e potentes para se tornarem hits.

Highlights da Milan Fashion Week – Menswear
Já a Fendi apresentou sua nova coleção na segunda (14). Dessa vez, a dupla formada por Silvia Venturini e Karl Lagerfeld, que trabalha de forma colaborativa na direção criativa, resolveu renovar a alfaiataria. Calças e paletós tradicionais são colocados de lado e abrem espaço para interpretações mais modernas e interessantes desse clássico do guarda-roupa masculino. Na passarela, o homem Fendi ganha fluidez e cor com a nova alfaiataria proposta pela marca, passando longe de uma figura engessada. “Não há nada de mais subversivo para um jovem do que uma roupa formal”, afirmou Venturinni à Vogue, deixando claro que os clássicos não vão morrer, apenas passarão por uma renovação. Apesar de essa ser uma ideia que já foi apresentada por outras marcas, a italiana surpreendeu com a excelente execução.
É nítido que uma mesma discussão se repetiu nos mais variados desfiles: a desconstrução da figura masculina. Com sensibilidade e afeto, as marcas levantaram esse debate de forma orgânica e coerente com o momento de mundo. Para frente.
Mais em Borboleta Vintage.
Instagram: @borboletavintage.
Fotos: Reprodução.