Por Letícia Santana
A temporada Spring 2019 Ready-to-Wear segue acontecendo e na última semana (14 a 18 de setembro), aconteceu a London Fashion Week. Sucedendo Nova York e antecedendo Milão, a semana de moda de Londres funciona como o point das revelações. Além das clássicas marcas britânicas, designers da nova geração também se apresentam, tendo uma chance de ascender, indicando o que poderá ser a indústria no futuro. A temporada foi marcada por estreias e gratas surpresas. Confira os highlights:
Peter Pilotto e Christopher de Vos fizeram uma viagem pela fascinante primavera da Polinésia. No bar do hotel London Hilton, os diretores criativos apresentaram uma coleção texturizada – como já é de costume – e vibrante em uma cartela de cores inspirada no conjunto de ilhas. As obras de Émile Gallé também serviram de ponto de partida para o processo criativo. A dupla traduziu a botânica e os padrões florais do artista francês de maneira sofisticada e um tanto quanto divertida, em peças que carregaram o mood 70’s. Alfaiataria, cetim e assimetria marcaram a apresentação construindo a mulher enigmática da grife.

Highlights da London Fashion Week
JW Anderson surpreendeu ao apresentar uma feminilidade em movimento. Com uma coleção marcada pelo trabalho artesanal e a desconstrução da silhueta feminina, as peças ficam longe de tendências óbvias e repetidas. “Eu queria fazer algo um pouco mais boêmio. Uma celebração da moda. Tudo com fluidez e peças remendadas de diferentes formas. Minha ideia era fortalecer a aparência com tudo saindo do corpo. A roupa ganha vida ao caminhar, é descontraído”, contou à Vogue US. A coleção também contou com uma parceria esperta com a Converse, se apoiando no poder das collabs e criando um tênis que promete ser hit. Um desfile inteligente e democrático que sugere uma silhueta feminina mais liberta.

Highlights da London Fashion Week
Para Burberry essa temporada foi especial. Riccardo Tisci (ex-Givenchy) estreou como diretor criativo trazendo algumas novidades: a marca não usará mais pele animal, o estoque não será mais incinerado e um novo monograma foi lançado. Em uma antiga sede de correios, Tisci recebeu 800 convidados para apresentar a coleção batizada de “Kingdom” e sobre ela contou à Vogue US: “é uma celebração de culturas, de tradições e de códigos dessa marca e do ecletismo que constitui a beleza do Reino Unido”. Na passarela, a moda sofisticada da grife britânica apareceu de forma renovada, porém sem transformações, indicando um novo momento após a saída de Christopher Bailey.

Highlights da London Fashion Week
Mais em Borboleta Vintage.
Instagram: @borboletavintage.
Fotos: Reprodução.