Por Thay Sanqueta
Desbravando os corredores da sétima edição da Feira 40 Graus, que apresenta coleções de calçados e acessórios de mais de 500 marcas, ficamos encantados ao encontrar as “Sereias da Penha”.
“Sereias da Penha” é uma associação de mulheres que se juntaram para trabalhar com escamas após fazerem um curso de biojoias com escama de peixes que foi ofertado a elas, há pouco mais de cinco anos , com uma oficina de Ronaldo Fraga e Ivana Neves. Isso mesmo, a genial marca da moda brasileira deixou suas sementes na comunidade da Praia da Penha.
Fraga e Ivana propuseram o uso do cobre com as escamas e pele de peixe, que é curtido e tingido em sua maioria com produtos naturais, como casca de cebola, casca de árvore, cravo e canela. O resultado do trabalho ficou tão lindo que foi apresentado na coleção da marca Ronaldo Fraga na passarela da SPFW.
Realmente o trabalho é surpreendente, ver o cobre de forma tão delicada em tramas de crochê, feito da maneira tradicional como se faz com a linha – exceto pelos machucados às vezes sofridos, como furos feito pelos fios de cobre, assim explicou a artesã Josiane Izidro.
Lindas, delicadas e sustentáveis!













Fotos: Thay Sanqueta.