Um grupo de marcas e varejistas internacionais, liderado pelo estilista belga Dries Van Noten, divulgou uma carta aberta pedindo por mudanças eficazes na indústria da moda.
Eles desejam que o calendário tradicional seja reavaliado com foco em duas questões muito afetadas pela pandemia do coronavírus. A primeira delas é o momento das entregas, que segundo eles precisam ser realinhadas com as estações reais do calendário, para que a temporada de vendas de inverno no hemisfério norte tenha preços completos de agosto a janeiro, e a de verão de fevereiro a julho.
O segundo ponto levantado por eles foi o adiamento das grandes liquidações de final de temporada, as quais passariam a acontecer em janeiro (outono/inverno) e julho (primavera/verão).
“Concordamos que o ambiente atual, apesar de desafiador, apresenta uma oportunidade para uma mudança fundamental e bem-vinda que simplificará nossos negócios”, afirmou o grupo.
Dentre os nomes que assinaram a carta estão o CEO da Acne Studios, Mattias Magnusson, o CEO da Thom Browne, Rodrigo Bazan, o designer Marine Serre, além de grandes varejistas como Selfridges, Nordstrom, Lane Crawford e Mytheresa.
Foto: Reprodução.