Mais do que moda!

Desvendando o universo do uísque

A convite do Grupo Campari, agrund.com foi ao almoço especial do Wild Turkey em torno de Eddie Russell para descobrir mais sobre a história do uísque e desvendar suas peculiaridades. Eddie, representante da quarta geração na família detentora da bebida inventada na década de 1940, é o criador do Wild Turkey 81 – um burbom que busca qualidade para ser apreciado tanto puro quanto em drinques.

Mas você sabe o que caracteriza um burbom? Eddie explicou que essa denominação só pode ser aplicada a uísques produzidos nos EUA cujo controle de qualidade envolve várias regras: sua mistura de grãos deve ter, obrigatoriamente, entre 51% e 79% de milho enquanto seu envelhecimento deve ser feito em barris de carvalho branco novo queimado por dentro. E olha que a família do Wild Turkey manda bem mesmo, viu? A bebida foi eleita como uma das melhores do mundo nessa variação atingindo 87 pontos no Beverage Tasting Institute (companhia referência na aprovação de bebidas), o que caracteriza o produto como “altamente recomendado” no resultado da sua composição – uma combinação de burbons envelhecidos por 6, 7 e 8 anos. Relacionamos mais curiosidades sobre o destilado pra você ficar por dentro desse universo e arriscar umas “tiradas” de expert na próxima reunião com os amigos:

Eddie Russell, criador do Wild Turkey 81

Eddie Russell, criador do Wild Turkey 81

Todo Bourbon é Whisky, mas nem todo Whysky é Bourbon

Para um uísque ser considerado um burbom ele deve ter sido fabricado nos EUA sob rigorosos controles de qualidade.

Comprou? Então seu uísque parou de envelhecer…
Qualquer uísque só envelhece nos barris apropriados da destilaria, como o Wild Turkey nos barris de carvalho branco. Quando você adquire um uísque engarrafado ele para de envelhecer e passa a ser um item de colecionador.

Uísque com água?
Sim! Muita gente costuma acrescentar 1/4 de água à dose do uísque para liberar mais sabores e aromas. Vale tentar!

Nível cowboy
Se você gosta de tomar uísque sem gelo, então estamos falando de um apreciador das doses cowboy. Dizem que a denomicação surgiu nos EUA quando os cowboys pediam a bebida nos bares – que claro, não tinham gelo. Daí vem o termo que tanta gente gosta de usar!

Imagem: Divulgação.

Deixe uma resposta