Por Rafaela Piovezani
O segundo dia da 41ª edição da Casa de Criadores foi marcado pelos desfiles verão 2018 das marcas Också, Felipe Fanaia, Tarcisio Brandão e Weider Silveiro.
Också
A Också, comandada por Deisi Witz e Igor Barros, levou para a passarela uma moda urbana com um mix de tecidos naturais e tecnológicos. Uma das principais características da coleção é a sua fluidez, já que muitas das peças tem modelagens amplas, com caimentos e silhuetas desestruturados. Tudo isso transforma ela em uma coleção sem gênero, que é uma das questões levantadas pela marca.
Felipe Fanaia
Para esta coleção, a inspiração de Felipe Fanaia foi ninguém menos que a personagem Cher, de Alicia Silverstone, no filme “Patricinha de Beverly Hills”. O que vimos na passarela foi uma mistura das principais tendências da década de 1990, como conjuntinhos, xadrez, tons pastel. Mas é claro que o estilista trouxe a sua visão do passado mesclando com as tendências atuais, o que resultou, por exemplo, em jaquetas oversized, calças esportivas feitas em paetês. Um novo e chique street style!
Tarcisio Brandão
Para comemorar os cinco anos de sua marca homônima, Tarcisio Brandão decidiu fazer uma coleção com todos os materiais que já trabalhou. Na verdade ele reutilizou tudo que não foi aproveitado nas coleções passadas, levantando um questionamento não só sobre sustentabilidade, mas, também, sobre a temporalidade da moda. Porque precisamos descartar nossas peças depois de seis meses?
Os destaques da coleção foram as peças feitas com tramas artesanais, os bordados e os acessórios feitos com capim dourado.
Weider Silveiro
Weider Silveiro levou para a passarela a sua dançarina espanhola. E ela não usa vestido vermelho, mas, sim, jeans, listras, rendas e paetês. As referências à dançarina estão presentes na coleção, como nas saias e blusas com babados, mas elas não são o ponto principal. O estilista brinca com a construção das silhuetas, ora trazendo peças oversized, ora peças ajustadas ao corpo, ao mesmo tempo em que acentua e esconde as curvas.
A camisaria é um ponto forte da coleção, aparecendo não só em modelos básicos, mas também com babados, recortes, amarrações e laços inusitados.
Fotos: Divulgação/ Agência Fotosite.