Por Arlindo Grund
Último dia da Casa de Criadores e Andre Hidalgo comemora mais uma temporada recheada de surpresas e de moda com alto nível. Para finalizar a semana, seguem os últimos desfiles da edição 43 da semana de moda.
ALE BRITO
Ale Ribeiro abre o último dia de desfiles da Casa de Criadores mostrando um mulher chic, despretensiosa. Sua inspiração para o verão 2019 veio do streetwear. Peças que valorizam a silhueta feminina e que também trazem conforto para a mulher. As cores são super variadas e com um destaque para o rosa. O xadrez e o veludo também deram as caras por aqui! “Quero representar desde a mulher mais clássica até a mais ousada, mostrando como cada uma tem sua maneira de se expressar nos dias de hoje, sem padrões pré-definidos”, completa Ale.
IGOR DADONA
O universo do skate invadiu a passarela da Casa de Criadores. O desfile de Igor Dadona mostra que a moda está mais democrática do que nunca. As formas de roupas saíram das ruas e dos grupos de skatistas para originar uma coleção divertida e lúdica. Algumas estampas lembram as cores de Jeremy Scott para Moschino, mas nada que tire o brilho da criação brasileira. Nesse desfile tivemos diversas collabs. Desde artistas pintando estampas à marca de alfaiataria. Cores primárias se juntam ao preto e cinza em camuflados, xadrezes e listras que permeiam toda coleção. Uma mistura bem legal!
HELOISA FARIA
Na 43ª edição da Casa de Criadores, Heloisa Faria mostra que não está aqui para brincadeiras. Sua coleção verão 2019 foi inspirada no trabalho da artista feminista Linder e nas formas geométricas de Sonia Delaunay. A apropriação da camisa e seus diversos objetivos também mostra um conceito de upcycling na coleção. A estamparia geométrica traz mais força à apresentação (inspiração Delaunay). As cores são azul e branco, rosa pálido e bege, temperadas com berinjela, amarelo esverdeado ácido e rosa coral. Destaque para uma peça vintage da década de 70 que é recuperada e sua estampa reproduzida pela Sprint Têxtil, ganhando nova vida. A cultura pop mais uma vez influenciando a moda.
ROBER DOGNANI
Não à toa o desfile de Rober Dognani roubou a cena na 43ª edição da Casa de Criadores. O estilista foi direto ao ponto! Trouxe dos anos 80 todo glamour e atmosfera da lendária boate Gallery. O supra-sumo dos anos 80 em matéria de sofisticação e exageros. Lá. pessoas com personalidade e muita influência, como Sandra Brea, Chiquinho Scarpa, Miele, Roberta Close , Xuxa, Markito , Matilde Mastrange… Traduzindo isso na passarela: um verdadeiro banho de cores, fluidez e muita sensualidade. O exagero da época estava presente, mas de maneira atual, exagero do mesmo jeito, mas nada de caricatura. Um verdadeiro espetáculo! Um desfile repleto de imagens lindas. Parabéns Rober.
BRECHÓ REPLAY
Talvez o mais divertido de todos os desfiles dessa edição da Casa de Criadores. O Brechó replay mostrou seu verão com o título de INTERVALO. Esse nome surge do mundo lúdico, onde o único momento em que podíamos questionar os padrões era no intervalo da escola. Dai uma desconstrução do que achamos que é roupa, e mais ainda: novas possibilidades e brincadeiras com aquilo que se chama moda. O divertido, mas acima de tudo consciente, parece nortear as criações. Sobreposições e texturas que representam muito mais do que um tecido sobre o outro. Aqui a roupa fala e seu discurso é voltado para aqueles que buscam através das roupas uma figura de linguagem mais pacata e ao mesmo tempo compreensível. Sem questionamentos ou pré-conceitos. Achei criativo e impactante.
RHODIA
A Rhodia mostra uma coleção coesa, concisa e super impactante, para mostrar seu tecido exclusivo produzido com Poliamida Amni® e Emana® da Rhodia. O toque é macio, tem respirabilidade, secagem rápida e conforto. Não à toa as peças trouxeram um universo esportivo para o último desfile da Casa de Criadores.
Fotos: Reprodução/ Marcelo Soubhia/ Agência Fotosite.