Por Arlindo Grund
ANOTHER PLACE:
Com o tema “I FEEL LIKE LOVING YOU TODAY”, a Another Place Brand faz seu segundo desfile da Casa de Criadores. A marca, que tem uma DNA sem gênero, traz os anseios da geração Z e um retrato das transformações que a internet propõe aos seus nativos na passarela. É um questionamento sobre a construção estética desses jovens e como se comportam diante das redes sociais. É sobre como peças básicas e com modelagem retilínea podem se tornar “novos itens” diante do styling de Michael Vendola, proposto de forma genuína e criativa. Assimetria, modelagens próximas ao corpo e com algumas peças com mais volume na parte inferior propõem um novo uniforme urbano. As cores eram o branco, preto, amarelo neon e prateado.
WEIDER SILVEIRO:
Mais um show de criação. O estilista Weider Silveiro mostra como a moda e o engajamento político andam em paralelo e com muitos pontos de interseção. Para o verão 2019, ele trouxe um protesto poético. Seu foco são as pessoas LGBTIs em situação de rua. A pluralidade dos estilos dessas pessoas impulsionou WS a criar peças utilitárias que proporcionem conforto e praticidade na vida dessas pessoas. Uma apresentação forte e impactante!
FELIPE FANAIA:
Os emos, que influenciaram uma geração de jovens, foi o tema da coleção de Felipe Fanaia na Casa de Criadores. O movimento permitiu a toda uma geração a libertação de estereótipos, descoberta da sexualidade, a liberdade de assumir e ser o que quiser. Com styling de Rober Dognani, o estilista mostrou franjões lisos e mullets, cabelos característicos da tribo. As calças justas ganharam novas proporções, assim como as jaquetas jeans. Referências de punk, do gótico, do grunge e do clubber foram bem representadas no mix de tecidos. Nos pés, uma pegada country, com botas desenvolvidas em parceria com a Corcel. Os aviamentos, muito presentes em toda coleção, seja nas pochetes, nas bolsas da “O Jambu”, ou nas roupas, foram exclusivamente desenvolvidos pela Haco, assim como a nova identidade visual das etiquetas. Os harness da Seteh pontuam e amarram toda a história, com um ar ora fetichista, ora rock’n’roll.
ROCIO CANVAS:
A mulher prática e moderna foi conceituada e concretizada nas peças criadas por Diego Malicheski. Sua coleção apresentada na Casa de Craidores também tinha uma inspiração no trabalho do escultor britânico Henry Moore, cujos experimentalismos tridimensionais orgânicos foram retratados com volumes nas peças. Como resultado, peças femininas e ultra comerciais. A paleta de cores foi ampliada e vai do off white ao preto, passando por tons de terracota, azul Klein e verde folha. As estampas exclusivas trazem a tentativa de uma (re)conexão com a natureza: textura de rochas e uma visão idílica das árvores quando deitamos sob elas.
RENATA BUZZO:
“Eu não estou aqui” foi o tema proposto pela estilista Renata Buzzo para sua apresentação na casa de Criadores. O título foi um poema escrito pela estilista que aborda diversos estados emocionais de pessoas que não são aceitas socialmente. Confira como isso foi magicamente transformado em roupas.
Fotos: Divulgação/ Marcelo Soubhia/ Agência Fotosite.