Por Arlindo Grund e Lari Mariano.
Num Fashion Film de perspectiva futurista, a Cozonosan de Gabriela Cozono, mais conhecida por Georgia, traz às telas uma moda praia repleta de recortes, aberturas e possibilidades em biquínis, maiôs e triquínis, além de acessórios que também exploram a transparência: sobre deixar a luz entrar.
É também sobre iluminar as mais diversas perspectivas da moda que o Projeto Moda Inclusiva, uma idealização de Daniela Auler, ocupa as passarelas de uma diversidade que não é só da presença, mas do pertencimento — a evolução de uma moda que torna informações possíveis e eleva pessoas com deficiência ao espaço da passarela — em roupas possíveis, adaptadas, mas repletas de significados de estilo.
É de identidade e pertencimento que também fala a Berimbau Brasil, de Sandro Freitas, que por definição é afrofuturista e afro-indígena. É sob as culturas ancestrais que se debruça Raízes, uma coleção sensível que exalta o Maranhão e suas mulheres que contam histórias. É numa cartela diversa e repleta de estampas multicor emprestadas com delicadeza que se constrói, passo a passo, a referência.
Referência essa que, para Mateos Quadros, é o retorno às lembranças do lar: em Formas de Voltar para Casa, o estilista celebra o Rio Grande do Sul e suas formas de se reerguer. Aqui, a casa é um lar de acolhida, onde impera o romantismo e seus códigos repletos de texturas, recortes, drapeados, sem deixar de lado uma inspiração clara no streetwear a seu estilo próprio.
Para a Ken-gá, o fim do mundo não encerra, celebra. E ele é colorido, tropical, tão solar e carnavalesco quanto possa. Amarelos, laranjas, acessórios de cabeça maximalistas e a dicotomia dos comprimentos curtos fazem o clássico da marca. Um ode à luz que nem ao fim sabe apagar.
E a cultura que não apaga da memória inspira Anderson George: é do Maracatu que vêm suas tramas, processos e poética em forma de roupa. Das redes de dormir ao corpo que, para além do vestir, conta histórias de relevância ímpar.
Le Benites faz do finalizar seu futuro. Ao encerrar o dia 2, os clássicos metalizados de sua marca compõem com ilhoses, flores e estampas que lembram água. Fluir.
Fotos: Cozonozan/ Divulgação/ @agfotosite.