Por Rafa Piovezani
Koia
Inspirada na paixão, forma e textura presentes em aquarelas botânicas de diversas espécies, a coleção Caule trabalha shapes e modelagens não convencionais muito bem executadas.
As formas e volumes ganharam destaque nos looks que brincavam com a dualidade entre o estruturado e o leve, o liso e o texturizado. O off-white e o preto foram predominantes na cartela de cores, mas também houve espaço para tons rosés e púrpura, que aparecem em uma linda estampa de ilustração botânica.
NotEqual
Neste segundo dia de desfiles, a NotEqual apresentou sua coleção Art Brut, inspirada no movimento artístico criado por Jean Dubuffet nos anos 40 com o intuito de dar visibilidade a artistas marginais ou completamente fora dos circuitos das academias e museus.
A partir desse ponto, as peças fogem da confecção da alfaiataria tradicional e milimétrica, desconstruindo a ideia de perfeição para criar novas modelagens mais oversized com costuras que se trespassam, além de sobreposições e recortes super interessantes.
Bispo dos Anjos
Em seu inverno 2020, a marca promove um questionamento sobre as restrições e limitações do trajar masculino atual. Com certeza você ouviu alguém dizer que determinada peça não deve ser usada por um homem, não é mesmo? Mas, por quê não?
Calças, shorts, camisas, saias e vestidos se misturaram na passarela. Os babados, que são tão característicos de looks femininos, foram o grande foco da coleção, assim como as transparências com um toque sexy, trazendo uma nova visão ao antiquado ‘padrão’ de vestimenta masculino.
David Lee
Com sua estética urbana, a David Lee levou para a passarela uma coleção cheia de referências de moda e tendência, mesclando alfaiataria, sportwear, indumentária militar e o crochê.
O ponto de partida foi o arquétipo do artista passional e sua relação com seu trabalho, traduzido nas oposições: no começo com looks calmos em branco e depois com uma explosão de cores intensas.
Macacões, calças, jaquetas e casacos trazem as referências do workwear – vestuário de serviço – que fogem da mesmice quando combinados com roupas de crochê, jeans ‘sujos’ de tinta e a alfaiataria.
Diego Fávaro
Diego Fávaro deixou de lado o desfile tradicional para apresentar sua coleção em uma performance de tirar o fôlego. Ao invés de modelos, bailarinos profissionais adentraram a passarela apresentando a coleção ‘Placebo’ enquanto executavam uma coreografia criada por Flávio Verne.
Com o intuito de trazer um novo olhar sobre como vestimos nossos corpos, a marca explicou que ‘Placebo’ é conhecido como um tratamento alternativo para buscar a cura em determinadas doenças – físicas ou emocionais -, sendo assim, nossa mente controla tudo o que acontece em nosso corpo, o mesmo poder que ela tem de destruir, tem de curar.
Calças, shorts, leggings, moletons, tops, vestidos, regatas e macacões ganharam uma estamparia manual estilo tie-dye, que transformou cada peça em única.
Rocio Canvas
A coleção RC07 foi inspirada no registro das belezas não-óbvias, evidenciando e refletindo sobre o conforto de estar ‘em casa’, dentro de nós mesmos.
Modelagens descoladas do corpo, formas oversized, volumes, fluidez e transparência se misturaram com naturalidade na passarela, enquanto os tecidos acrescentaram texturas aveludadas, toques macios e até mesmo a sensação de conforto, graças ao tricot.
A mulher Rocio Canvas é chique, feminina e está vestida para qualquer ocasião.
Felipe Fanaia
Inspirado pelo tradicional ABC bailão, localizado no centro de São Paulo, que reúne gays com mais de 40 e 50 anos em um espaço democrático, onde não existe padrão de beleza e vestimenta a ser seguido, Felipe Fanaia recriou essa atmosfera na passarela da Casa de Criadores.
A alfaiataria clássica deu lugar a uma proposta mais moderna e nem por isso menos chique ou bem executada. Vestidos-camisa, camisas com mangas bufantes, oversized e com modelagens cheia de recortes. O tule também apareceu e garantiu leveza e teatralidade a alguns looks, enquanto um jacquard com estampa floral foi o ponto de cor que faltava. Mais uma marca que questionou os ‘padrões’ masculinos de vestimenta neste segundo dia de evento.
Fotos: Divulgação/ Agência Fotosite.